-
Arquitetos: Acton Ostry Architects
- Área: 15263 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Michael Elkan
-
Fabricantes: Basalite Concrete Products, Concorde Glazing Systems, Fero, Holcim, PTFE Teflon, Starline Windows, Tremco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, a cidade de Vancouver implementou políticas habitacionais para atender às necessidades atuais e futuras de acessibilidade e escolha de moradias no ambiente urbano em constante evolução. As novas políticas permitem que locais estrategicamente localizados sejam rezoneados para permitir maior altura e densidade em troca de empreendedores imobiliários que se comprometem a fornecer e operar casas de aluguel por um período de 60 anos ou pela vida útil do edifício. The Duke responde a estes desafios com uma nova tipologia de edifícios de aluguel inspirados em exemplos anteriores construídos no Reino Unido. The Duke é um projeto de uso misto, com 14 pavimentos, sendo 12 de apartamentos para aluguel situados sobre um embasamento comercial de 2 pavimentos. A combinação de unidades compreende 25% de apartamentos familiares de dois dormitórios, com os demais de um dormitório e estúdio.
Para viabilizar economicamente o empreendimento enquanto edifício de aluguel, o projeto deveria alcançar uma densidade relativamente alta dentro de um limite de altura de 14 pavimentos imposto pela legislação local. A proposta típica nesse contexto é um edifício com corredores de carga dupla, separado das linhas do lote, mas nesse caso essa estratégia não alcançava a densidade necessária para a viabilidade econômica. Para alcançar este valor, os apartamentos são implantados nas bordas do terreno, o que acomoda um maior número de unidades no lote. O posicionamento das unidades no perímetro criou uma configuração de planta com um vazio central que funciona como espaço de circulação ao ar livre para acessar as unidades. Uma estrutura de aço de alta resistência e membrana de Teflon fica suspensa sobre o átrio ao ar livre para proteger o espaço dos diversos elementos, com partes que se estendem para além do vazio para resguardar espaços da ampla varanda comunitária.
A forma trapezoidal do lote cria uma qualidade espacial dinâmica para o átrio, que é reforçada através do jogo de portas de entrada multi-coloridas contra um plano de fundo de superfícies com acabamento em branco. Uma abertura estreita e voltada para o sul fornece vistas para dentro e para fora do espaço do átrio; enquanto uma instalação de arte cor-de-rosa suspensa e com 18 metros de altura inunda com raios de luz colorida o átrio branco brilhante. Três terraços ajardinados ao ar livre compartilham o espaço ensolarado para estimular interações sociais entre os moradores. Duas salas de serviços estão localizadas nos andares mais altos, com acesso direto à escada para os espaços do terraço na cobertura, incluindo área para crianças, agricultura urbana, espaço para cães e área social com churrasqueira.
As unidades para locação são orientadas para fora, com um tratamento escalonado na fachada que reflete a natureza mutante do padrão de tráfego da via arterial adjacente. O edifício tem um caráter robusto e apresenta um revestimento de alvenaria com acabamentos em aço e vidro. As unidades do estúdio têm varandas pequenas e superficiais, enquanto as unidades familiares maiores apresentam grandes varandas projetadas para fora do edifício. A resposta esmagadoramente positiva dos moradores sugere que o The Duke pode ter estabelecido um importante precedente - que provavelmente será seguido por muitos empreendimentos futuros em Vancouver.